Em noite gelada, escolas do Grupo Especial desafiam o frio e desfilam com religiosidade, crítica social e beleza em Pelotas
- luizfernandokopper
- 29 de abr.
- 2 min de leitura

Apesar das baixas temperaturas — que chegaram a 11°C por volta das 3h da madrugada desta segunda-feira (28) —, as três escolas de samba do Grupo Especial de Pelotas mantiveram o brilho e a força do Carnaval ao cumprirem seus desfiles na Passarela do Samba, montada no bairro Porto.
Com temáticas centradas na religiosidade afro-brasileira, na crítica social e na valorização da natureza, as escolas Unidos do Fragata, Academia do Samba e a estreante Império da Baixada encantaram o público e reafirmaram a importância do Carnaval pelotense. “Essas escolas são o símbolo da retomada da força do nosso Carnaval”, destacou o prefeito Fernando Marroni, presente na última noite de desfiles.
A Unidos do Fragata, fundada em 1991 e nove vezes campeã do Grupo Especial, foi a primeira a entrar na avenida, às 23h20min. Com o samba-enredo “Oore Yèyé Oó! Colhendo Lírios a Unidos Vem Espalhar Amor!”, homenageou o orixá Oxum, divindade da beleza, riqueza e fertilidade. Entre os destaques estavam os carros alegóricos “A Fragata de Oxum” e “Sincretismo Religioso”.
Segunda a desfilar, a Academia do Samba — com seus 76 anos de história — também homenageou Oxum com o samba-enredo “A Deusa da Riqueza e da Beleza é Você, Oxum!”. Dividida em três setores temáticos, a escola enfrentou dificuldades técnicas com um dos carros, mas conseguiu concluir o desfile com ajuda coletiva.
A grande novidade da noite foi a Império da Baixada, estreante que chegou à Passarela após as 2h da manhã. Com o samba-enredo “Nossa Gente Preta e Vermelha”, a escola, formada por torcedores do Grêmio Esportivo Brasil, exaltou a cultura dos povos originários e as belezas da floresta, mas também denunciou os impactos da exploração desenfreada da natureza. Alas como “Donos da Terra”, “Ganância” e “Caos” reforçaram o tom de crítica social, enquanto o carro “Ameaça, Medo e Destruição” chamou atenção pela imponência.
O corpo de jurados, composto por 18 avaliadores distribuídos em nove quesitos, definirá a escola campeã do Grupo Especial. A apuração dos votos acontece nesta terça-feira (29), a partir das 20h, no Ginásio Municipal Professor Orocindo Azevedo (Ginásio Karosso). Dez representantes de cada escola poderão acompanhar a contagem por dentro do ginásio, enquanto o público geral poderá acompanhar de fora, por medida de segurança.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Comments