top of page

Doce Natal Colonial celebra cinco anos com programação ampliada em Morro Redondo

  • Foto do escritor: Jean Pierre Knepper
    Jean Pierre Knepper
  • 19 de dez. de 2025
  • 3 min de leitura

Apresentações culturais envolvendo instituições religiosas, tradicionalistas, quilombolas e outros grupos locais encantam o público


Por Diones Forlan / JTR

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Doce Natal Colonial chega à quinta edição em Morro Redondo com uma programação que reúne atrações culturais, esportivas e atividades comunitárias. Realizado por instituições, associações, comunidades e voluntários, o evento deste ano conta com parceria da Pró-Cultura do governo do Rio Grande do Sul, patrocínio do Banrisul e Sicredi e apoio da Prefeitura.


A abertura ocorreu com o acender das luzes da cidade, seguido por apresentações culturais envolvendo instituições religiosas, tradicionalistas, quilombolas e outros grupos locais. Entre as atrações destacaram-se a apresentação de uma orquestra de Pelotas e as oficinas natalinas, oferecidas diariamente ao público.


Uma das atividades mais aguardadas, a presença do Papai Noel, voltou a ocorrer todos os dias, com a distribuição de presentes às crianças.


Neste ano, o evento trouxe como novidade a abertura oficial do Mercado de Natal, que reuniu mais de 20 expositores locais. A iniciativa ampliou as oportunidades de comércio e fortaleceu a economia da cidade, segundo os organizadores.


A programação também incluiu atividades esportivas e de lazer. No segundo fim de semana, houve torneio de vôlei — em parceria com a Puglia Eventos — e o tradicional Passeio Ciclístico (Ciclo Natal), no qual o Papai Noel percorre as ruas do município acompanhado por moradores. Em 2025, o trajeto incluiu visita às placas históricas de Morro Redondo. Outra novidade foi o Trem da Alegria, que atraiu crianças e adultos.


A noite terminou com show do cantor Jairo Ferreira. O terceiro fim de semana ocorreu na Escola José Pinto Martins, na Colônia Açoita Cavalo. Moradores puderam novamente visitar o Mercado de Natal, acompanhar a chegada do Papai Noel, participar das oficinas natalinas e assistir à apresentação da banda municipal. A programação teve ainda o espetáculo teatral “Contos de Natal”, do grupo Malv, de Pelotas.


O evento segue neste sábado (20), com nova chegada do Papai Noel na Praça 12 de Maio — onde haverá entrega de presentes — e apresentação da Orquestra Municipal. No mesmo dia, ocorrem a tradicional Carreata Iluminada, organizada por instituições do município, o Presépio Vivo e shows com as bandas Tordilhos e Ganz Genau, além de mais oficinas natalinas.


No domingo (21), a programação inclui a participação da Escola de Música do Rotary, por meio do projeto Arte e Cultura em Ação, e o espetáculo teatral “Nosso Natal”, de São Lourenço do Sul. O encerramento será com show da banda Virou Maniah.

O Doce Natal Colonial mobiliza a comunidade local e conta com ações financiadas por doações de empresas e iniciativas como o Crochê Solidário, que oferece brinquedos a crianças de 0 a 5 anos.


Segundo a organização, “nosso objetivo principal é proporcionar momentos de alegria para as crianças, com ações que atendam a todas as faixas etárias e, ao mesmo tempo, ajudar nossos feirantes a fortalecer o comércio local, criando uma verdadeira festa de Natal que une toda a comunidade de Morro Redondo”.


Compõem a comissão organizadora: Angelica Boettge dos Santos, Daiane Leal, Eduarda dos Santos, Daiane Schug, Elaine Brum, Fernanda Ropke, Kamile Muller, Letícia Santos, Maico Veiga, Padre Quefren, Pastor Jorge Signorini, Pedro Vieira, Sabrina Waltzer, Silvia Klumb, Silvia Wahast Islabão, Simone Ludkte, Thiarles Schneider e Vivian Rickes Rosa.


Apoiam o evento: Indústria GB, Comercial Heinemann, Calcário Cruzeiro, Mercado Germany, I9 Transportes, Osirnet, Bergmann Máquinas, Restaurante Point e Marcelinho Lanches e Pizzas Artesanais. São parceiros: Rotary Club Morro Redondo, Associação Amigos da Cultura, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), CTG Cancela Grande, Os Tordilhos, Associação dos Empreendedores de Turismo (Aetmore), Secretaria Estadual do Esporte e do Lazer, Câmara de Vereadores, Brigada Militar, Crochê Solidário do Morro, Museu, Rotary e Interact Club local.

Comentários


bottom of page