
Deise Moura dos Anjos foi encontrada morta na madrugada desta quinta-feira (14) na Penitenciária Estadual Feminina de Guaíba (PEFG), um dia após ter mencionado a um advogado que planejava tirar a própria vida. Segundo relatos, o profissional alertou as autoridades penitenciárias sobre a situação.
No encontro com o advogado, na quarta-feira, Deise entregou sua aliança de casamento e chorou bastante ao falar sobre o processo de divórcio com o marido, Diego Silva dos Anjos, iniciado a pedido dele. A detenta também havia solicitado, no início da semana, o aumento da dose do antidepressivo que tomava.
Além do sofrimento emocional, Deise se queixava das condições na unidade prisional, relatando dificuldades com a alimentação e o forte calor na cela. Nos últimos dias, segundo relatos, ela se alimentava apenas de pão, bananas e água da torneira.
O corpo foi encontrado por uma agente penal durante a conferência matinal. A servidora tentou reanimá-la com massagem cardíaca, e uma equipe do Samu foi acionada, mas o óbito foi constatado no local. Deise estava sozinha em uma cela isolada na ala de triagem, para onde foi transferida em 6 de fevereiro, após passar quase um mês no Presídio Feminino de Torres.
A Polícia Penal confirmou a morte e informou que as circunstâncias serão apuradas pela Polícia Civil e pelo Instituto-Geral de Perícias. A Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS) disse que não se manifestará enquanto o caso estiver sob investigação. A direção da penitenciária também não comentou o ocorrido.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte: Marcel Horowitz/Correio do Povo
Comments