Na noite de ontem, 16, o hotel Jacques Georges Tower foi palco de um importante debate entre os candidatos à prefeitura de Pelotas, organizado pela Rádio Tupanci e o portal Notícias da Cidade (NDC). O evento, trouxe à tona temas essenciais para o futuro do município e expôs as diferentes propostas dos postulantes ao cargo máximo do Executivo municipal.
Mediado pelo jornalista Sérgio Correia, o debate seguiu um formato dinâmico, com perguntas diretas entre os candidatos, além de questões elaboradas por profissionais da comunicação representantes da Rádio Tupanci e Portal NDC. Saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento econômico foram os temas centrais da discussão.
O debate teve cinco blocos, com regras pré definidas entre a organização e os partidos políticos e aconteceu da seguinte forma:
1º bloco – considerações iniciais;
2º bloco – pergunta entre candidatos de tema livre;
3º bloco – pergunta dos profissionais da imprensa;
4º bloco – pergunta entre candidatos de tema livre;
5º bloco – considerações finais.
Estavam presentes, por ordem alfabética, Fernando Estima (PSDB), Fernando Marroni (PT), João Bourscheid (PCO), Marciano Perondi (PL) e Reginaldo Bacci (PDT). O candidato Irajá Rodrigues (MDB) não participou do debate por estar afastado das atividades de campanha para a realização de exames de rotina.
Saúde e educação em destaque
Os candidatos foram unânimes em reconhecer os desafios enfrentados por Pelotas no setor de saúde, especialmente no que diz respeito à fila de espera para exames e atendimentos especializados. Cada um apresentou propostas para enfrentar o problema, com destaque para a ampliação da rede básica de saúde, investimentos em tecnologia e parcerias público-privadas.
Na educação, as diferenças de abordagem ficaram mais evidentes. Enquanto alguns candidatos defenderam a valorização dos profissionais da educação e a ampliação da rede de creches, outros focaram na modernização do ensino com o uso de novas tecnologias e a requalificação das escolas municipais.
Infraestrutura
Outro ponto de grande relevância no debate foi a infraestrutura urbana. Candidatos discutiram soluções para a manutenção das ruas e avenidas especialmente em áreas mais periféricas.
Economia e geração de empregos
A recuperação econômica de Pelotas, duramente impactada pela pandemia, foi outro tema recorrente durante o evento. Os candidatos apresentaram propostas para estimular a geração de empregos, a atração de novas empresas.
A realização deste debate destaca o compromisso do Grupo Nossa Zona Sul e do Portal NDC com a democracia. Através de nossos veículos e profissionais, estamos oferecendo uma cobertura eleitoral responsável, assegurando que nossa audiência receba informações claras e precisas durante as Eleições/2024.
Texto: Jean Pierre Knepper - nossazonasul.com.br
Comentarios