Consórcio Regional de Inspeção avança em certificações e promove workshop de integração
- deborasaraivajv
- 21 de jul. de 2025
- 2 min de leitura

O Consórcio Regional de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Zona Sul vive um momento de consolidação. Atualmente, 117 agroindústrias da região já estão registradas no sistema do Ministério da Agricultura, das quais 70 estão habilitadas para comercializar seus produtos em todos os municípios da região que integram o Consórcio. Em março deste ano, o número de empresas participantes era estimado em 150, mas nem todas optaram por solicitar a habilitação imediata.
Segundo o coordenador técnico Carlos Schabbach, muitas dessas agroindústrias são de pequeno porte e preferem focar no comércio regional, onde a logística é mais viável e o mercado mais próximo de sua capacidade produtiva. Mesmo assim, as empresas já habilitadas vêm registrando aumento na escala de produção e consideram o processo positivo. “A gente está conseguindo cumprir as etapas conforme determinação do Ministério. A expectativa de aprovação é muito grande e temos uma perspectiva bem melhor de sucesso ao nos basearmos na experiência de outros consórcios que já conseguiram”, afirma Schabbach.
A estruturação do Consórcio para adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA) tem avançado dentro do cronograma exigido pelo Ministério. Após a harmonização das legislações municipais e dos procedimentos de fiscalização, foram elaboradas quase 400 páginas de normativas técnicas. A documentação será avaliada por uma equipe de auditores do Ministério entre os dias 28 e 31 de julho, etapa decisiva para a integração ao SISBI.
Como parte do processo de capacitação e sensibilização dos gestores municipais e responsáveis técnicos, o Consórcio promove o “Workshop de Integração ao SISBI e Alinhamento Estratégico: Sensibilização e Construção de Resultados”. O evento acontece no dia 22 de julho, às 14h, no auditório da empresa Axis do Brasil, em Pelotas. A consultoria do Sebrae apoia a ação, com foco na qualificação da documentação e na educação sanitária das agroindústrias envolvidas.
JTR
Álvaro Guimarães
Foto: Reprodução





Comentários