top of page

Chuva forte em Pelotas mobiliza Prefeitura e órgãos de emergência

  • Foto do escritor: Rádio Tupanci
    Rádio Tupanci
  • há 4 dias
  • 2 min de leitura

Com 110 mm de chuva entre domingo e segunda-feira, equipes de drenagem, Defesa Civil e demais secretarias atuam para minimizar impactos na cidade

Foto: Divulgação/Volmer Perez
Foto: Divulgação/Volmer Perez

Entre domingo (27) e a manhã de segunda-feira (28), Pelotas registrou um acumulado de 110 milímetros de chuva, volume significativo que mobilizou diversos órgãos da Prefeitura para monitoramento e ações emergenciais. Apesar da intensidade da precipitação, a situação é considerada estável, sem registros de desabrigados até o momento, segundo a Defesa Civil Municipal.


O Sanep mantém equipes atuando nas sete casas de bombas da cidade — Farroupilha, Castilhos, Leste, Olvebra, Anglo, Doquinhas e Pontal da Barra — para garantir a vazão da água e evitar alagamentos. O trabalho inclui a operação dos equipamentos e a remoção de resíduos acumulados, que em grande parte resultam do descarte irregular de lixo nas ruas, comprometendo o sistema de drenagem urbana. Equipes de plantão com caminhão hidrojato estão prontas para atuar na desobstrução de redes pluviais, caso necessário.


A Defesa Civil Municipal está com equipes em campo, circulando pelas áreas de risco para acompanhar de perto a situação. “A cidade segue em normalidade, sem ocorrências graves ou pessoas desalojadas até o momento”, afirmou o secretário da pasta, Milton Martins.


Na zona rural, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) também acompanha de perto os impactos da chuva. De acordo com o secretário Anderson Schimitt, não houve registros de ocorrências até agora, mas as equipes seguem de prontidão.


Já a Secretaria de Transporte e Trânsito (STT) monitora as rotas do transporte coletivo rural, que pode ser impactado devido às más condições das estradas. Algumas linhas podem ser temporariamente suspensas nesta segunda-feira (28).


A Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI) percorre os bairros e pontos críticos da cidade para atendimento de demandas emergenciais. Houve registro de acúmulo de água em locais como o Sítio Floresta, rua Ambrósio Perret e avenidas Ferreira Viana e Adolfo Fetter, no trajeto de ida e volta ao Laranjal.


Para situações de emergência, a Prefeitura orienta que a população entre em contato pelos seguintes canais:


  • Defesa Civil: (53) 99700-7575

  • Corpo de Bombeiros: 193

  • Guarda Municipal: 153

Comments


bottom of page