top of page

Carreta da Saúde da Mulher é inaugurada em Pelotas com foco no atendimento e prevenção do câncer de mama e colo de útero

  • Foto do escritor: Rádio Tupanci
    Rádio Tupanci
  • há 2 dias
  • 2 min de leitura

Unidade móvel do Agora Tem Especialistas está instalada no Largo de Portugal e permanece no município durante 30 dias, prometendo diminuir a fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS).

Por Maria Eduarda Lopes


Veículo tem 15 metros de comprimento e dois metros de altura. Foto: Maria Eduarda Lopes
Veículo tem 15 metros de comprimento e dois metros de altura. Foto: Maria Eduarda Lopes

Foi inaugurada na manhã desta sexta-feira (24) a Carreta da Saúde da Mulher em Pelotas, que começa os atendimentos na próxima segunda-feira (27). Integrando a programação do Outubro Rosa, a cerimônia de abertura contou com a presença do prefeito Fernando Marroni (PT), da secretária de Saúde Ângela Vitória, do secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Felipe Proenço, além de representantes do governo federal e de secretarias municipais da região.


Instalada no Largo de Portugal, em frente à Antiga Estação Ferroviária, a unidade móvel do Ministério da Saúde no modelo Agora Tem Especialistas é equipada com consultórios médicos e salas de exames. Os atendimentos serão destinados às mulheres cadastradas na fila de espera da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).


Entre os procedimentos para o diagnóstico e prevenção do câncer de mama, estão previstos a mamografia, ultrassonografia mamária bilateral, punção de mama por agulha grossa, biópsia, exérese de nódulos mamários e exames anatomopatológicos. Para o câncer de colo de útero, exames incluem coleta citopatológica (Papanicolau) e colposcopia. Ainda estarão disponíveis ultrassonografias transvaginal e pélvica, voltadas a sangramentos vaginais ou outras condições ginecológicas. Os laudos serão entregues no dia do exame ou no prazo de 7 dias.


A estrutura permanece na região durante 30 dias, com capacidade para atender 50 a 60 pacientes diariamente e realizar cerca de 1.500 procedimentos. A expectativa é de que ao todo 600 mulheres sejam atendidas e encaminhadas conforme a necessidade. Segundo a secretária Ângela Vitória, atualmente 1.020 mulheres aguardam na fila para realizar o exame de mamografia. Em Pelotas, são feitos em torno de 300 exames mensais e 15 mil coletas citopatológicas.


Sala de exames equipada com aparelho de mamografia, no interior da carreta. Foto: Maria Eduarda Lopes
Sala de exames equipada com aparelho de mamografia, no interior da carreta. Foto: Maria Eduarda Lopes

De acordo com o secretário Felipe Proenço, Pelotas foi escolhida como primeiro município gaúcho a receber a Carreta da Saúde da Mulher, por ter adotado recentemente um novo protocolo de rastreamento do câncer do colo de útero baseado na detecção do HPV (Papilomavírus Humano).


“Aproveitando essa organização e a disponibilidade de inovações que vêm sendo desenvolvidas na região, entendemos que seria ideal iniciar a Carreta por aqui. São 28 unidades pelo país, e Pelotas recebe uma delas justamente pela capacidade de organizar o sistema local, e com isso reduzir o tempo de espera da população”, destacou Proenço.


Ainda de acordo com o secretário, o governo federal prevê investimentos para que, até o primeiro semestre de 2026, 150 carretas sejam adquiridas. O programa Agora Tem Especialistas contempla três modalidades de unidades móveis, voltadas a diagnósticos e procedimentos gerais, oftalmologia e saúde da mulher.


“Estamos caminhando em direção à excelência, olhando para a necessidade de saúde da nossa população”, afirmou a secretária Ângela Vitória ao manifestar sua satisfação.


“Para nós, neste momento de Outubro Rosa, é uma verdadeira alegria receber essa carreta. É uma alegria maior ver as mulheres atendidas nestas especialidades”, completou o prefeito Fernando Marroni (PT).


Prefeito Fernando Marroni (PT) e representantes do governo municipal e federal na cerimônia de abertura. Foto: Maria Eduarda Lopes
Prefeito Fernando Marroni (PT) e representantes do governo municipal e federal na cerimônia de abertura. Foto: Maria Eduarda Lopes

Comentários


bottom of page