O candidato a vice-prefeito de Pelotas, Danilo Rodrigues (MDB), teve seu registro de candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral. Danilo concorre ao lado de seu tio-avô, Irajá Rodrigues (MDB), ex-prefeito da cidade. A decisão judicial foi tomada devido à falta de apresentação de um documento adequado que comprovasse o afastamento de Danilo de seu cargo de gerente de negócios de governos no Banrisul, o que é obrigatório no processo de desincompatibilização para candidatos que ocupam cargos públicos.
Danilo Rodrigues ainda pode recorrer da decisão. O prazo para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) analisar os recursos e pedidos de candidatura vai até o dia 16. Em 2016, Danilo concorreu ao cargo de vereador em Pelotas e obteve 908 votos, mas não foi eleito.
A candidatura de Irajá Rodrigues também enfrentou desafios, pois ele apareceu com direitos políticos suspensos no sistema do TSE, o que colocava em risco sua elegibilidade. A suspensão dos direitos políticos foi decorrente de uma condenação por improbidade administrativa em 2019, que o tornava inelegível. No entanto, essa restrição perdeu a validade em 18 de junho deste ano, e o sistema de cadastro eleitoral estava desatualizado. Irajá já governou Pelotas por dois mandatos, de 1977 a 1982 e de 1993 a 1996, além de ter sido deputado federal entre 1983 e 1990.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte: Jornal Tradição
Foto: Divulgação
Comentarios