Calor de curta duração retorna ao Rio Grande do Sul antes da virada para o outono
- luizfernandokopper
- 17 de mar.
- 2 min de leitura

Após uma semana de trégua, o calor volta a marcar presença no Rio Grande do Sul nesta semana, mas sem a intensificação de uma onda de calor. A previsão indica que uma massa de ar quente elevará as temperaturas, porém, de maneira mais moderada, sem atingir valores extremos. O aumento do calor será passageiro, com a previsão de que as temperaturas não cheguem a níveis tão altos quanto os registrados anteriormente.
De acordo com a previsão da Climatempo, áreas da Serra, Região Metropolitana e Região Sul podem registrar chuva fraca durante a madrugada de segunda-feira (17). No entanto, à tarde, a expectativa é de pancadas de chuva moderada em várias regiões, incluindo a Serra, Litoral Norte, Região dos Vales e Norte. Cidades como Itacurubi e Maçambará devem registrar máximas de 34ºC e 33ºC, respectivamente, enquanto Porto Alegre terá uma variação entre 18ºC e 31ºC. Segundo o meteorologista Murilo Lopes, o calor será mais intenso na metade oeste do Estado.
Para terça-feira (18), a previsão é de chuvas isoladas na metade Leste e Norte do Estado, enquanto o tempo deve permanecer firme, com muitas nuvens, em Uruguaiana, na Fronteira Oeste, onde a temperatura pode alcançar 35ºC. A partir de quarta-feira (19), um sistema meteorológico trará ar mais frio e seco para o Estado, contribuindo para a queda das temperaturas, especialmente durante a madrugada de quinta-feira (20), quando a sensação de frescor será mais acentuada.
O cenário de temperaturas amenas se manterá na quarta-feira, com mínima de 18ºC e máxima de 30ºC em Porto Alegre. Já em Alegrete, a máxima pode chegar a 35ºC. Santa Maria, na Região Central, terá máximas de 34ºC, enquanto no Litoral Norte, em Imbé, a temperatura pode alcançar 28ºC. O tempo firme continuará na quinta-feira (21), quando Caxias do Sul poderá registrar mínimas de 11ºC, e Porto Alegre terá uma variação entre 17ºC e 28ºC.
O meteorologista Murilo Lopes afirma que a tendência é que as temperaturas voltem a subir nos próximos dias, especialmente entre sexta-feira (21) e domingo (23), quando a Região Oeste poderá registrar máximas de até 35ºC, enquanto a Região Metropolitana pode chegar aos 32ºC.
Com o fim do verão, previsto para quinta-feira, às 6h02min, as condições de calor extremo deverão diminuir no Estado. O meteorologista acredita que o Rio Grande do Sul está entrando em um período típico de outono, com maior amplitude térmica, ou seja, manhãs mais frias e tardes mais quentes.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Comments