top of page

Banheiro da Praça Coronel Pedro Osório deve ser entregue até o fim do ano

  • Foto do escritor: Rádio Tupanci
    Rádio Tupanci
  • 29 de jul. de 2025
  • 2 min de leitura

Espaço será totalmente revitalizado e reaberto ao público, com acessibilidade e novo acesso e participação da comunidade no processo


Por Lucas Fabião

Imagem: Lucas Fabião
Imagem: Lucas Fabião

A reforma dos banheiros da Praça Coronel Pedro Osório deve ser concluída até o final de 2025. A obra está sendo executada com recursos de empreendimentos da cidade, e integra um projeto maior de revitalização do centro histórico pelotense.


Segundo o secretário de Gestão da Cidade e Mobilidade, Otávio Martins Peres, o objetivo é promover a reocupação do centro histórico pela população, oferecendo mais infraestrutura e conforto. “É uma obra que está localizada nesse contexto de presença do município e do Estado na floração da cidade”, afirma. 


A obra está sendo realizada em fases. Iniciada no aniversário da cidade com a instalação dos tapumes, já passou pelas etapas de higienização e avaliação das condições do local. Atualmente, os técnicos realizam os últimos diagnósticos das redes elétrica e hidrossanitária, antes do início da reestruturação interna.


Além da requalificação dos banheiros, a obra prevê a reconstrução e readequação do acesso ao espaço, com a ampliação da rampa e da entrada. Esse processo envolverá escavações na praça, o que demanda acompanhamento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e de equipes de arqueologia.


As intervenções terão ainda um caráter educativo, com ações de educação patrimonial voltadas para as escolas. A proposta é aproveitar o processo de escavação e revitalização para ampliar a consciência pública sobre o patrimônio histórico, além de garantir maior transparência visual e controle comunitário sobre o espaço.


Embora o cronograma final ainda dependa de algumas definições, a expectativa da Prefeitura é de que os banheiros estejam prontos e disponíveis para uso até o final do ano.

Comentários


bottom of page