top of page

Atleta pelotense participa de Mundial de Muay Thai em Bangkok, na Tailândia

  • Foto do escritor: Lucas Duarte Maciel
    Lucas Duarte Maciel
  • há 8 horas
  • 3 min de leitura

Menna foi classificado para o Mundial após ter se sagrado vice-campeão do Campeonato da Confederação Brasileira de Muay Thai (CBMT) em novembro passado, no Rio de Janeiro

Por Daniela Alves / JTR

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Classificado para competir pela categoria Sênior 75 quilos no Mundial organizado pela World Muaythai Federation (WMF), o lutador pelotense Douglas Menna, já deu início aos preparativos que o levarão para Bangkok, capital da Tailândia, em março deste ano. Pela terceira vez, Menna participa como parte da Confederação Brasileira de Muay Thai (CBMT).


O evento, que ocorrerá entre 10 e 20 de março, sendo marcado por uma luta por dia, permite aos atletas 24h de intervalo entre uma luta e outra, consecutivamente.

“Para mim é um privilégio e uma honra poder estar integrando esse grupo seleto para representar o muay thai no topo do mundo, no melhor lugar”, destaca Menna, que é o único pelotense a fazer parte da seleção brasileira de muay thai três vezes.


Trajetória


Tendo vivido a realidade do Mundial em 2014, quando ficou em terceiro lugar pela categoria que competia, e 2025, quando acabou em sexto na categoria Pro-Am 71 quilos, perdendo nos pontos para um atleta do Quirguistão nas quartas de finais, o lutador conta ser grato pela chance de poder ter estado entre os melhores.


“Eu pude absorver bastante coisa do ano passado, e com esse ano eu pretendo botar tudo em prática. Estudei, vi bastante o modelo de luta deles, e com isso eu quero poder estar trazendo esse título para nós”, pontua.


Descrevendo o apoio da família como fundamental em sua preparação, Menna relata não ter tido um momento de sua vida em que não estivesse envolvido com a luta, vez que o irmão também treina e o próprio pai é também um lutador, além de seu treinador.


Apoio financeiro


“Hoje em dia eu tenho bastante apoiadores em troca de serviços aqui na cidade, sou muito grato a eles. A parte financeira é um pouco mais difícil porque por ser um evento amador, eles não têm premiação de dinheiro, então para patrocinadores é um pouco mais difícil conseguir, porque eles querem sempre o retorno financeiro da parte do atleta”, relata.


Menna afirma que ainda busca apoiadores para custear a viagem ao Mundial, após se classificar de última hora para a competição. Segundo ele, a passagem tem custo elevado e por isso, atualmente, tenta arrecadar recursos por meio de rifas e da venda de camisetas. O esportista criticou ainda, a falta de apoio do poder público municipal, dizendo que a cidade não dispõe de recursos para auxiliar atletas em convocações emergenciais e que o acesso a verbas por meio de emendas é burocrático e difícil, especialmente para quem não domina os trâmites administrativos.


Ele relatou que, em 2024, ao se classificar para o Mundial de 2025, procurou um vereador do município, que teria prometido custear a passagem de ida e volta à Tailândia, avaliada em cerca de R$ 10 mil. De acordo com o atleta, o parlamentar garantiu que, caso a verba não viesse por emenda, pagaria o valor do próprio bolso. Confiando na promessa, o esportista não conseguiu levantar o montante a tempo e acabou viajando por meio de um cartão de crédito de uma aluna da academia que mantém ao lado do pai, acreditando que seria posteriormente ressarcido.


No entanto, conforme o relato, o dinheiro prometido não foi repassado, o que resultou em endividamento. O atleta disse que ainda paga a passagem do ano passado e, ao mesmo tempo, precisa buscar recursos para a nova participação no Mundial. Ele afirmou que precisou cobrar o vereador, que atualmente estaria pagando parcelas mensais, em valor insuficiente para cobrir os custos totais.


Menna destacou que depende do próprio trabalho para sustentar a família e que não pode comprometer despesas básicas para arcar com gastos que, segundo ele, haviam sido prometidos.


Para ajudar

Aqueles interessados em apoiar a viagem do lutador, podem entrar em contato a partir do WhatsApp: (53) 98442-8290 e acompanhar através do perfil no Instagram @atletadouglasmenna.



Comentários


bottom of page