top of page

Anvisa suspende creme dental da Colgate após relatos de reações

  • luizfernandokopper
  • 28 de mar.
  • 2 min de leitura

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu, nesta quinta-feira (27), todos os lotes do Creme Dental Colgate Total Clean Mint, produto que substitui a linha Total 12 da marca. A decisão, tomada de forma preventiva, visa proteger a saúde dos consumidores diante de relatos de reações adversas causadas pelo uso do produto. A suspensão tem validade de 90 dias, durante os quais a Anvisa irá investigar as causas das reações, como lesões bucais, sensações dolorosas e inflamações gengivais.


A medida não determina o recolhimento do produto, mas recomenda que ele seja separado e não exposto para consumo até que a segurança do produto seja comprovada. De acordo com a Anvisa, o fluoreto de estanho, substância incluída na fórmula do creme dental, pode estar relacionado às reações relatadas. Entre os sintomas observados estão:


Lesões bucais

Sensações dolorosas

Sensação de queimação/ardência

Inflamação gengival

Edema labial


A agência também destacou que as reações têm gerado impacto significativo na qualidade de vida dos consumidores, com alguns precisando de atendimento médico, afastamento do trabalho e dificuldade para se alimentar e se comunicar.


A Anvisa orienta que consumidores verifiquem as embalagens para identificar o número do processo (25351.159395/2024-82) ou a presença de "fluoreto estanoso" na composição. Aqueles que experimentaram reações adversas devem notificar a Anvisa por meio dos canais Limesurvey e e-Notivisa.


O Procon-SP também notificou a Colgate, solicitando esclarecimentos sobre as providências tomadas em resposta à suspensão. O órgão questionou a empresa sobre como os consumidores podem identificar os produtos interditados, os lotes envolvidos e as orientações para os usuários.


Em nota, o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (Crosp) afirmou que os ingredientes usados em dentifrícios são aprovados pela Anvisa como seguros, e que reações adversas são raras. O cirurgião-dentista Jaime Aparecido Cury, da Unicamp, explicou que as reações podem estar relacionadas a outros componentes da fórmula, como agentes flavorizantes ou detergentes, e recomendou a interrupção do uso do produto caso ocorram reações adversas.


Até o fechamento desta reportagem, a Colgate não havia se manifestado sobre o caso.


Com informações: Jornalista Fernando Kopper

Fonte: Agência Brasil

Comments


bottom of page