Proprietários de veículos do Rio Grande do Sul têm uma excelente oportunidade de economia ao pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2025 de forma antecipada, com desconto máximo até o dia 30 de dezembro. O benefício de 6% de desconto pela antecipação, somado à não variação da Unidade de Padrão Fiscal (UPF/RS), que deverá registrar um aumento de 4,63% conforme índices inflacionários, resulta em uma redução potencial de 10,63% no valor total do imposto.
Além disso, quem se enquadrar nos benefícios de Bom Motorista e Bom Cidadão pode ter descontos ainda maiores. O Bom Motorista, destinado aos condutores sem multas, pode gerar uma redução para 42% da frota tributável, beneficiando 1,7 milhão de veículos com R$ 233 milhões em descontos — um aumento de 4,95% em relação ao ano anterior. Já o Bom Cidadão, voltado para quem participa do programa Nota Fiscal Gaúcha, oferece um desconto de até 5%, representando uma economia de R$ 82 milhões no total. Essa modalidade apresenta uma alta significativa de 28% em relação a 2024 e beneficia 37% da frota tributável, ou seja, mais de 1,5 milhão de veículos.
Aqueles que tiverem direito a todos os descontos máximos, somados à antecipação, podem alcançar uma redução de até 28,13% sobre o valor total do IPVA. Para realizar o pagamento, basta apresentar o código Renavam e a placa do veículo em qualquer banco da rede credenciada ou gerar o QR Code pelo site do IPVA/RS. O tributo também pode ser quitado via home banking (internet) de bancos como Banrisul, Bradesco, Sicredi, Sicoob e Banco do Brasil, além de lotéricas da Caixa Econômica Federal e via PIX.
Além da opção de pagamento antecipado até 30 de dezembro, o contribuinte também pode optar por pagar em janeiro, fevereiro ou março, com descontos progressivos: 6% para quem pagar até 31 de janeiro, 3% até 28 de fevereiro, e 1% até 31 de março. Para quem pagar até o vencimento por placas, em 30 de abril, não há descontos de antecipação, mas apenas os benefícios do Bom Motorista e Bom Cidadão.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Comments