top of page

Alunos do Reino Unido participam pela primeira vez do Festival Internacional Sesc de Música em Pelotas

  • Foto do escritor: Lucas Duarte Maciel
    Lucas Duarte Maciel
  • há 5 dias
  • 2 min de leitura

Iniciativa inédita estende alcance do tradicional evento de Pelotas para além do Atlântico. No evento, britânicos participarão da classe de choro, ritmo genuinamente brasileiro

Por Assessoria de Imprensa

Foto: Paulo Rossi
Foto: Paulo Rossi

Pela primeira vez em sua história, o Festival Internacional Sesc de Música, tradicional evento que acontece em Pelotas, receberá alunos de fora do continente americano em seu eixo educacional. Em 2026, seis jovens do Reino Unido desembarcam na Capital Nacional do Doce para participar do evento, de 19 a 30 de janeiro, graças a uma parceria entre o Sesc/RS, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Bath Spa University, através da Global Academy of Liberal Arts, uma rede educacional com parceiros em todos os continentes do mundo. O grupo de europeus é formado por Alistair Colgrave, Catherine Messenger, Millie Sanfor, Lily Paylor-Sykes, Matthew Alecock-Smith e Tom Donovan, que participarão da classe de choro do evento. Será oportunidade de os britânicos vivenciarem o ritmo genuinamente brasileiro.


“Esse movimento amplia o alcance internacional do Festival e reforça sua vocação como espaço de encontro entre culturas, gerações e linguagens musicais. A escolha pela classe de choro, expressão essencial da música brasileira e ainda pouco difundida no Reino Unido, demonstra a crescente curiosidade internacional pelos gêneros tradicionais do Brasil e a relevância do festival como um polo formativo. Desse modo, é um orgulho ver Pelotas se tornar um destino artístico para jovens talentos do mundo inteiro”, resumiu a gerente de Cultura do Sesc/RS, Luciana Stello.


Além de aprofundarem suas habilidades, os alunos britânicos participarão de ensaios, rodas, recitais e apresentações comunitárias, experiências que favorecem a integração com músicos brasileiros e de outras partes do mundo. Nesta edição do festival, há alunos confirmados do Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo, além de diversas cidades gaúchas. Também de países como Argentina, Colômbia, México, Peru, Uruguai e Venezuela. Todos recebem bolsas parciais ou integrais para a participação.


“A popularização do Festival entre os alunos é resultado de mais de uma década de história do evento. Os cursos de especialização em diversos instrumentos que, além do choro, contemplam violino, viola, harpa, clarinete e tantos outros, são conduzidos por um renomado quadro de professores, também vindos de várias partes do mundo, como Alemanha, Rússia e Japão, com passagem por instituições históricas como o Conservatório Tchaikovsky de Moscou e a Juilliard School de Nova York. Portanto, é uma experiência ímpar para qualquer músico”, comentou a gerente de Cultura do Sesc/RS.


Além dos cursos, o projeto contempla mais de 115 apresentações culturais conduzidas por alunos, professores, orquestras e artistas convidados, que acontecem em diversos espaços de Pelotas, com teatros, igrejas, ruas, hospitais, Mercado Público e Praia do Laranjal, de forma totalmente gratuita. A edição anterior foi prestigiada por mais de 45 mil pessoas. O evento é realizado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, com apoio institucional da Prefeitura Municipal de Pelotas e apoio cultural da Universidade Federal de Pelotas, Universidade Católica de Pelotas, Faculdade Senac, OSPA, Unisinos e Expresso Embaixador. A direção artística é de Evandro Matté.



Comentários


bottom of page