Alunas de Pedagogia de Pinheiro Machado Brilham em Salão Internacional da Unipampa
- Rádio Tupanci
- 7 de nov.
- 2 min de leitura
Pesquisas focadas em impactos da COVID-19 e inclusão de autistas em escolas locais foram destaque no 17º Salão de Ensino, Pesquisa e Extensão em Bagé

Pinheiro Machado teve grande representatividade acadêmica no 17º Salão de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), realizado entre os dias 4 e 6 de novembro no Campus Bagé. O evento reuniu mais de 1.800 trabalhos de pesquisadores, docentes e discentes do Brasil, Uruguai, Argentina e México.
Do curso de Pedagogia da FURG, da turma do Polo EAD UAB de Pinheiro Machado, dois trabalhos foram selecionados para apresentações orais, recebendo elogios e reconhecimento das bancas avaliadoras.
Destaques dos Trabalhos Apresentados:
Tema 1 (Apresentado em 4/11): “Impactos da pandemia de COVID-19 nos anos iniciais nas escolas municipais de Pinheiro Machado”. Desenvolvido pelas alunas Edineia Baldez Gonçalves, Nicole Pacheco, Márcia Helena Rosa e Samara Barboza.
Tema 2 (Apresentado em 5/11): “Inclusão de autistas em Pinheiro Machado: potencialidades e fragilidades”. De autoria de Daniele Kunz, Juliana Santos, Laudixeia Antunes e Rosane Rodrigues.
Ambos os estudos foram orientados por Lisiane Inchauspe, ex-tutora presencial do curso, e foram ressaltados pela qualidade da pesquisa, embasamento teórico e relevância ao abordar questões cruciais e com um olhar atento à realidade das escolas locais.
A presença e o sucesso das alunas no SIEPE reafirmam o compromisso e a sensibilidade das futuras educadoras de Pinheiro Machado, que utilizam a pesquisa como ferramenta para contribuir com uma educação mais inclusiva e de qualidade no seu território.
A secretária de Educação, Cultura e Desporto, Jaqueline Castro dos Santos, acompanhou as alunas e a tutora, expressando o orgulho da Secretaria pela representatividade do município em um evento de tal magnitude.





Comentários