Adolescente é salva de afogamento no Rio Piratini por banhistas
- Rádio Tupanci
- 2 de jan.
- 2 min de leitura
Susto mobilizou as pessoas que estavam no camping e reacendeu o alerta sobre os riscos do banho no rio
Por Júnior Ebersol / JTR

Uma adolescente foi salva de um afogamento no Rio Piratini, na tarde da quarta-feira (1º), em Pedro Osório. O caso ocorreu no Camping Municipal, nas proximidades da ponte ferroviária, onde a jovem, moradora do município de Capão do Leão, estava com familiares aproveitando o dia.
De acordo com relatos de testemunhas, a adolescente entrou no rio, se descuidou e acabou sendo levada para uma área mais profunda. Ao perceberem a situação, familiares passaram a gritar por ajuda, chamando a atenção de outros banhistas que estavam no local.
Um dos primeiros a agir foi Eduardo Morales de Bento, que participou diretamente do resgate. Segundo ele, a rapidez da ação foi fundamental para evitar um desfecho trágico. “Ela se descuidou e foi para o fundo. Um familiar gritou pedindo ajuda. Peguei uma corda e atirei para ela, e isso ajudou”, relatou.
Ainda conforme os relatos, outros dois banhistas, identificados como Richard Canals e Rodrigo Santos, também tiveram papel decisivo no salvamento. Eles se deram os braços para ganhar estabilidade e, com o auxílio da corda lançada por Eduardo, conseguiram puxar a adolescente até um local seguro, retirando-a da água.
O susto mobilizou as pessoas que estavam no camping e reacendeu o alerta sobre os riscos do banho no rio, especialmente em áreas mais profundas ou com correnteza. Eduardo aproveitou o episódio para reforçar a importância de respeitar a sinalização existente ao longo do Rio Piratini. “As pessoas não respeitam. Tem placa ali avisando e orientando”, alertou.
No início do mês, a Defesa Civil de Pedro Osório instalou placas de orientação para banhistas, alertando sobre os riscos do Rio Piratini.





Comentários