top of page

Abstenção no primeiro dia de provas do Enem chega a 27%

  • Foto do escritor: Jean Pierre Knepper
    Jean Pierre Knepper
  • 10 de nov.
  • 1 min de leitura

O primeiro dia de provas do Enem manteve taxa semelhante à registrada no ano passado


Por Redação NZS / Agência Brasil

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O primeiro dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deste ano, realizado no domingo (9) em 1,8 mil municípios brasileiros, teve 27% de abstenção, taxa semelhante à registrada no ano passado (26,6%). O índice é menor do que os verificados em 2023 (28,1%) e 2022 (28,3%).


“A abstenção manteve a média e aumentou o número de participantes”, disse o ministro da Educação, Camilo Santana. Mais de 4,8 milhões de candidatos estavam habilitados a participar do Enem.

No primeiro dia de provas, 3,24 mil estudantes foram eliminados por diferentes irregularidades.  O ministro explicou que esses candidatos não atenderam às orientações dos fiscais, utilizaram materiais impressos, ausentaram-se dos assentos fora do horário permitido, portaram equipamentos eletrônicos ou deixaram o local das provas carregando o caderno de questões antes de 30 minutos do final da aplicação do exame.


Gabarito 

O ministro informou que o gabarito oficial do primeiro dia de provas do Enem deve ser divulgado na quinta-feira (13).


No domingo, os participantes realizaram a redação e responderam a 45 questões de linguagens, códigos e suas tecnologias e outras 45 de ciências humanas e suas tecnologias. O segundo dia de provas ocorrerá no próximo domingo (16).


Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil. A partir da nota obtida, os estudantes podem se inscrever para vagas em universidades públicas ou bolsas de estudo.

Comentários


bottom of page