Abertura da Colheita do Arroz será realizada pelo 8º ano consecutivo nas dependências da Embrapa
- Rádio Tupanci
- 3 de set. de 2025
- 2 min de leitura
Parceria a ser firmada na Expointer, no dia 5 de setembro, prevê a realização do evento na Estação Experimental Terras Baixas, em Capão do Leão (RS), até 2036

Foi lançada na tarde de segunda-feira (1º), a 36ª edição da Abertura Oficial da Colheita de Arroz e Grãos em Terras Baixas (AOCA) em coletiva de imprensa na Casa do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), na 48ª Expointer, em Esteio (RS). O evento será realizado pelo 8º ano consecutivo nas dependências da Estação Experimental Terras Baixas (ETB) da Embrapa Clima Temperado, no município de Capão do Leão (RS), de 24 a 26 de fevereiro de 2026.
Com o tema “Cenário Atual e Perspectivas – Conectando o Campo ao Mercado”, a próxima edição do evento destaca os caminhos e cenários enfrentados atualmente pelo produtor de arroz para atingir diferentes mercados, incluindo consumidor e exportador. Mas os desafios para a produção associada à conservação do meio ambiente seguem na pauta, com o incentivo à práticas de cultivo mais sustentáveis.
Durante a coletiva, o chefe-geral da Embrapa Clima Temperado, Leonardo Ferreira Dutra, mencionou as contribuições da pesquisa da Embrapa ao setor orizícola, destacando o cultivo de 15% da área do Rio Grande do Sul com a cultivar BRS Pampa CL e 7% com a BRS Pampeira atualmente. Também mencionou alguns lançamentos previstos para os próximos anos em atendimento a demandas do setor produtivo.
Dutra ainda reforçou a importância do trabalho em parceria, usando como exemplo o aplicativo PlanejArroz, desenvolvido pela Embrapa, Irga, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Utilizada em 62 mil hectares na última safra, a ferramenta serve de apoio ao produtor no manejo das lavouras e deve contar com a parceria da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) para promoção de seu uso junto ao setor produtivo.
Sobre a Abertura da Colheita do Arroz, Leonardo relembrou a primeira realização do evento nas dependências da Embrapa, em 2019, reforçando o interesse na continuidade da parceria pelos próximos dez anos. “Nós continuaremos com esse evento maravilhoso e que está crescendo, mantendo essa parceria exitosa e de confiança que foi estabelecida”, afirmou.





Comentários