top of page

AAPECAN RECEBE O TRADICIONAL MOCOTÓ SOLIDÁRIO EM PELOTAS

  • Foto do escritor: Enzzo Lopes
    Enzzo Lopes
  • 3 de jul.
  • 2 min de leitura

Marmita custará 30 reais


Por Lucas Fabião

Foto: Reprodução/Instagram.
Foto: Reprodução/Instagram.

A Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) está com encomendas abertas para a 14ª edição 2025 do Mocotó Solidário, evento tradicional que arrecada recursos para a manutenção dos serviços prestados pela entidade. A ação acontece no próximo dia 11 de julho, com a venda de marmitas de caldo de mocotó por R$30,00, valor totalmente revertido para o atendimento de pessoas com câncer e suas famílias.


Além de suporte emocional e jurídico, a Aapecan oferece 4 refeições diárias, oficinas, atividades artesanais, transporte para tratamentos médicos e passeios para pacientes que vêm de outros municípios e ainda não conhecem a cidade, como visitas à praia do Laranjal ou eventos como a Fenadoce. A entidade também realiza ações temáticas ao longo do ano, visando proporcionar acolhimento e humanização durante o tratamento.


O objetivo da associação é proporcionar um acolhimento que vá além do tratamento médico. Durante a semana, pacientes são recebidos por um período de 15 a 20 dias, em um ambiente que transmite a sensação de lar e aconchego. Atualmente, a casa oferece serviços a 5.340 usuários. Todo o acompanhamento, assim como as atividades oferecidas, é gratuito.


A unidade de Pelotas atende também municípios da região e completará, em setembro, um ano de nova sede. A estrutura moderna conta com dormitórios individualizados, refeitório, espaço de lazer e quartos com capacidade para 16 pessoas, operação duplicada em relação ao antigo prédio, que funcionava em duas casas residenciais adaptadas. Agora, cada paciente recebe acompanhamento de um familiar ou cuidador, com mais conforto e privacidade.



JULHO VERDE


Estamos no Julho Verde, campanha nacional de conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço, realizada ao longo do mês. O principal objetivo é alertar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce desses tipos de câncer.


Somente na região da Metade Sul, segundo a assistente social Lidiane Borges, 118 pessoas foram diagnosticadas. O recado é claro: “A prevenção é o mais importante. Façam seus exames regularmente e procurem ajuda sempre que notarem algo diferente, como alterações na voz.”, destaca Lidiane.



MOCOTÓ


O preparo do mocotó será realizado com insumos doados por parceiros e membros da comunidade, sob a orientação de uma nutricionista. A refeição será preparada pelas cozinheiras que, diariamente, se dedicam a oferecer o melhor. Cada marmita tem 900ml, serve até duas pessoas e pode ser retirada diretamente na sede da associação. Interessados em contribuir com a causa podem entrar em contato pelos canais de atendimento da Aapecan Pelotas.


A venda será no sistema pegue e leve. As encomendas podem ser feitas pelo telefone (55) 3026-2965 ou diretamente na sede da Aapecan, localizada na Rua Bernardo Pires, 350. A retirada das marmitas acontecerá na sexta-feira, dia 11 de julho, das 11h às 13h, na própria sede da Instituição. Cada porção acompanha pão e um tempero especial, preparado à base de ovo, salsa, cebolinha e azeitona.

 
 
 

Comments


bottom of page