51ª Feira do Livro de Pelotas tem início oficial em 31 de outubro
- Jean Pierre Knepper
- 21 de out.
- 2 min de leitura
Evento promove encontros literários com grandes nomes da literatura nacional e destaca, pela primeira vez, duas patronas que representam diferentes capítulos da vida

Com o tema “A vida acontece em capítulos”, a 51ª Feira do Livro de Pelotas tem início no dia 30 de outubro e se estende até 16 de novembro, na Praça Coronel Pedro Osório. A abertura oficial do evento ocorre na sexta-feira, 31 de outubro, às 18h, na Tenda Cultural e marca o início de mais uma celebração à leitura, à memória e ao encontro entre leitores de diferentes gerações e escritores.
Para o responsável pela realização da feira e presidente da Câmara Pelotense do Livro, André de Souza, a edição de 2025 reforça o papel transformador da leitura.
“A Feira do Livro são memórias que tu vais criando ao longo dos anos e que, de certa forma, contribuem muito para tua formação social e individual. Essa é a grande função do livro, da literatura, fazer com que um indivíduo se liberte das correntes da ignorância”, destaca.
A programação, que conta com mais de 90 autores confirmados, inclui grandes nomes da literatura nacional, como Pedro Rhuas, autor de Enquanto Eu Não Te Encontro; Itamar Vieira Júnior, de Torto Arado; Letícia Wierzchowski, conhecida por A Casa das Sete Mulheres; Gabriel Dearo e Manu Digilio autores do livro infantojuvenil As Aventuras de Mike; e Ilana Casoy, referência em literatura investigativa, autora de Casos de Família: Arquivos Richthofen e Nardoni.
Nesta edição, que terá duas patronas pela primeira vez, a Feira do Livro de Pelotas contará com a escritora Alexia Porto, de 19 anos, e Maria Alice Estrella, escritora e cronista há mais de 20 anos. Representantes de gerações diferentes, ambas as poetas compartilham o mesmo compromisso com a literatura e a escrita como forma de expressão.
“A gente está trazendo autores renomados para que dê aquele movimento de autógrafos, para que não nos restrinjamos apenas a um mesmo ambiente. O Sesc entra com essa participação a fim de tornar Pelotas esse palco de cultura”, pontua o diretor do Sesc Pelotas, Luis Fernando Parada.
Aberta para todos os públicos e contando com uma programação cultural diversificada, a 51ª Feira do Livro de Pelotas convida a comunidade a vivenciar o prazer da leitura, fortalecer o diálogo entre gerações e celebrar histórias que transformam vidas, sendo uma oportunidade para leitores de todas as idades mergulharem nos capítulos da vida que só a literatura é capaz de revelar e moldar.
Encontro com o Escritor
1º/11 às 19h: Pedro Rhuas
2/11 às 19h: Itamar Vieira Júnior
3/11 às 19h: Letícia Wierzchowski
4/11 e 5/11 às 14h e 15h: Eleonora Medeiros
6/11 às 18h: Odilon Ramos
7/11 às 19h: Maria Alice Estrella
8/11 às 19h: Ilana Casoy
11/11 às 14h: Rodrigo Keller
13/11 às 19h: Alexia Porto
14/11 às 19h: Ana Cristina Vargas
15/11 às 19h: Pablo Zorzi
16/11 às 18h e 19h: Gabriel Dearo e Manu Digilio





Comentários