No domingo (24), Pelotas foi palco de mais uma edição vibrante da Parada da Diversidade, que chegou à sua 23ª edição, reunindo um grande público para celebrar a luta pela igualdade e respeito às pessoas LGBTQIAPN+. Organizado por ONGs, coletivos do movimento e com a parceria da Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Cultura (Secult), o evento foi marcado por músicas, danças e muita animação.
A prefeita Paula Mascarenhas, ao participar da Parada, destacou a importância da diversidade para a cidade. “Pelotas é diversidade. Estou no meio do povo, com alegria, neste movimento pela igualdade. Cada um deve viver como quiser, sempre dentro da lei e com respeito aos outros. Isso é o que faz a diferença, a singularidade de um povo”, afirmou, enquanto interagia com o público e era acompanhada pelo secretário de Cultura, Paulo Pedrozo.
A concentração da Parada foi no Largo do Mercado, onde um palco foi montado para apresentações artísticas, shows e pronunciamentos. Durante o evento, a prefeita Paula compartilhou sua alegria por estar participando ativamente do evento, ressaltando a experiência de desfilar junto à comunidade. “Desfilei no chão, no asfalto, e senti o quanto é bom ser uma cidadã comum, estar no meio do povo”, declarou.
Em seu discurso, Paula também lembrou seu papel como a primeira mulher prefeita de Pelotas e a importância da presença feminina em cargos de decisão. “Na sucessão, teremos uma mulher como vice, e isso é fundamental para garantir que mais mulheres ocupem espaços de liderança”, afirmou. A prefeita destacou, ainda, os avanços no respeito à diversidade durante sua gestão, como a criação dos conselhos municipais LGBTQIAPN+ e do Terreiro, reafirmando seu compromisso com a igualdade e o respeito aos direitos humanos.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte e foto: ASCOM Pelotas
Comments