top of page

1ª Cavalgada das Mulheres alusiva ao Outubro Rosa é realizada em Morro Redondo

  • Foto do escritor: Jean Pierre Knepper
    Jean Pierre Knepper
  • 27 de out.
  • 2 min de leitura

Ao todo, 28 cavalarianas e duas prendas participaram da atividade, que percorreu o trajeto


Por Diones Forlan / JTR

Foto: Diones Forlan
Foto: Diones Forlan

Ocorreu neste domingo (26) a 1ª Cavalgada das Mulheres de Morro Redondo, evento alusivo ao Outubro Rosa e idealizado por Eduarda dos Santos. Ao todo, 28 cavalarianas e duas prendas participaram da atividade, que percorreu o trajeto das Conservas Neumann, pela avenida Jacarandá, até a Comunidade Quilombola Vó Ernestina, retornando à Praça 12 de Maio, onde foi realizado o cerimonial de encerramento.


A cavalgada contou com o apoio da Prefeitura, Sicredi, Mercado Germany, LabSul, Secretaria de Saúde e Assistência Social, CTG Cancela Grande e Associação de Apoio de Pessoas com Câncer (Aapecan).


Autoridades e comunidade participaram do evento

Estiveram presentes na recepção a vice-prefeita Angelica Boettge dos Santos (PSDB); a secretária de Saúde e Assistência Social, Silvia Wahast Islabão; a secretária de Desenvolvimento Rural e Turismo, Letícia Santos; o secretário de Obras, Urbanismo e Trânsito, Fabricio Zanetti; os vereadores Maico Vega (UB), Tiago Porto (PSDB) e Vivian Rickes Rosa (PSDB); além da corte municipal, formada pela rainha Jemima Müller Ewald e as princesas Allana Damasceno Britzius e Manuelli Oliveira Rockenbach.

Também participaram o patrão do CTG Cancela Grande, Edo Ropke; a chefe do Núcleo de Cultura da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Sabrina Waltzer; o presidente da Associação de Empreendedores de Turismo (Aetmore), Albio Bunilha; e a gerente de negócios do Sicredi Morro Redondo, Denisia Vieira.


“Deixamos a mensagem para que façam a prevenção”, diz vice-prefeita


A vice-prefeita afirmou ter apoiado a iniciativa de Eduarda e parabenizou pela realização da cavalgada, destacando a importância do evento para a valorização da tradição gaúcha e a conscientização sobre a saúde feminina. “Quando aparece um caso na família ou na comunidade a gente se assusta. Alguns casos levam tempo para um diagnóstico, o que acarreta um urgente apoio. Deixamos a mensagem para que façam a prevenção. Cada uma que está aqui, se toque, se olhe, peça ajuda. Morro Redondo tem rede de apoio. Lembre-se: cuidar de si será muito importante para poder cuidar dos outros. Procurem as unidades básicas de saúde, que lhes ajudarão”, disse.


Idealizadora celebra participação e anuncia nova edição

A idealizadora destacou a satisfação de ter realizado a cavalgada exclusivamente feminina, unindo tradição e solidariedade. “Muito obrigada a todas essas mulheres que estiveram juntas nessa causa. Sem vocês, não teria acontecido este momento. Ano que vem quero fazer de novo e conto com todas. Faço um agradecimento especial à vice-prefeita pelo apoio e incentivo, dizendo que ia dar certo, e deu”, afirmou.


Eduarda reconheceu o apoio da Secretaria de Saúde e Assistência Social pelo suporte com ambulância e da Brigada Militar, que acompanhou todo o percurso, e de todos que ajudaram no evento. Ela ressaltou que todos os cavalos participantes estavam com exames obrigatórios em dia e que os alimentos arrecadados serão doados à Aapecan.


Encerramento

No final do evento, o Sicredi distribuiu brindes a todas as participantes. Também foram sorteados presentes do LabSul e do Mercado Germany, além da entrega de certificados de participação confeccionados pela organização.

Comentários


bottom of page