top of page

19ª Primavera dos Museus chega a Pelotas e incentiva diálogo entre memória, arte e sustentabilidade

  • Foto do escritor: Rádio Tupanci
    Rádio Tupanci
  • 23 de set.
  • 1 min de leitura

Três museus da UFPel funcionarão em horário estendido e com programação especial durante a temporada 

Por Martha Cristina Melo

Imagem: Universidade Federal de Pelotas/Divulgação.
Imagem: Universidade Federal de Pelotas/Divulgação.

Entre os dias 23 e 29 de setembro, Pelotas será palco da 19ª edição da Primavera dos Museus, temporada cultural promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Com o tema “Museus e Mudanças Climáticas”, o evento busca fortalecer a aproximação entre instituições e comunidade, incentivando reflexões sobre sustentabilidade, preservação e memória coletiva.


A iniciativa nacional terá, em Pelotas, três importantes espaços vinculados à Universidade Federal de Pelotas (UFPel) com funcionamento estendido: o Museu do Doce, o Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo e o Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter. Durante a temporada, os prédios funcionarão das 10h às 18h. Com programação especial, a agenda inclui dança, artesanato, exposição cultural e oficinas diversas. 


Para a diretora do Museu do Doce, Noris Leal, a participação na programação nacional é essencial. “É de fundamental importância para mostrar o trabalho realizado nas instituições e para provocarmos a discussão sobre temas relevantes”, afirmou.


A temática da 19ª Primavera dos Museus busca discutir como as instituições podem contribuir para a conscientização ambiental e para a construção de um futuro mais resiliente. Em Pelotas, município reconhecido como referência museológica no Rio Grande do Sul, a edição soma ao calendário de atividades que reafirmam a importância da preservação do patrimônio cultural.


Comentários


bottom of page