Área cultivada com fumo cresce 14% na zona rural de Pelotas, aponta levantamento do IBGE
- luizfernandokopper
- 15 de mai.
- 1 min de leitura

A área destinada ao cultivo de fumo na zona rural de Pelotas teve um aumento de aproximadamente 14%, segundo dados apresentados durante a reunião bimensal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE-Pelotas). O encontro foi realizado nesta semana na sede da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) da Prefeitura e apresentou os dados mais recentes do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) do município.
De acordo com o levantamento, a área plantada com fumo passou de 3.500 para 4.024 hectares, consolidando-se como uma das principais culturas da colônia de Pelotas. Segundo a chefe do setor de Apoio à Agricultura Familiar da SDR, Rejane Jorge, o aumento reflete a busca dos produtores por culturas com garantia de comercialização. “O fumo é uma dessas culturas, e cerca de 1.500 famílias o mantêm como principal fonte de renda”, destacou.
O LSPA é uma importante ferramenta que fornece informações sobre a produção agrícola aos órgãos técnicos e gestores, auxiliando na formulação de políticas públicas e estratégias de apoio aos produtores locais.
Participaram da reunião representantes da SDR, como Rejane Jorge, Paulo Trajano e Manoel Jacottet; da Emater-RS, o técnico Luciano Ossanes; e do Banco do Brasil, Paulo Kosby. A apresentação foi coordenada por Oscar Neto, do IBGE, acompanhado por técnico da instituição.
– Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Comments